O câncer de próstata é um câncer da terceira idade, com cerca de 75% dos casos no mundo identificados em homens a partir dos 65 anos de idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata por hora. No total, são 68.000 novos casos por ano.
Seu crescimento, em sua maioria, ocorre de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Porém, 20% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata falecem em decorrência da doença.
Diagnóstico:
A identificação do câncer de próstata é possível por meio de dois exames: o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque, esses dois exames juntos conseguem identificar 80% dos casos de neoplasia de próstata.
O exame de toque, ao contrário do que se pensa, é praticamente indolor, causando desconforto apenas se a próstata estiver com grande inflamação, e dura poucos segundos.
O exame para identificação de Antígeno Prostático Específico (PSA) é um exame de sangue utilizado para pesquisar o câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas da doença, e também para diagnosticar pacientes que apresentam sintomas. Quanto maior a quantidade de PSA no sangue, maior a chance de o homem ter câncer de próstata.
Caso haja alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, é necessária a confirmação da doença por meio da realização da biópsia (feita com auxílio de ultrassonografia) e diagnóstico por meio de exame anatomopatológico do tecido retirado.
O exame anatomopatológico é o único capaz de confirmar o câncer de próstata, e no laudo é feita a graduação histológica pelo sistema de Gleason e ISUP, que tem como objetivo informar sobre a provável taxa de crescimento do tumor e sua tendência à disseminação, além de ajudar na determinação do melhor tratamento para o paciente.
Em resumo, o sistema de Gleason atribui uma pontuação do tumor avaliado com base no arranjo das células tumorais e, quanto maior a pontuação, maior a probabilidade do tumor crescer e se espalhar rapidamente.
Quem deve fazer o exame:
É aconselhável que homens acima dos 50 anos façam exames de próstata anualmente. Porém indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata devem realizar os exame a partir dos 40 anos de idade.
Por ser um dos tipos de câncer mais prevalentes é que a sociedade se mobiliza em campanhas como o Novembro Azul!
Imagem: <a href=”http://www.freepik.com”>Designed by rawpixel.com / Freepik</a>
O nosso site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Utilizando esse website você permite o uso de cookies.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade