O que é?
O linfoma é um tipo de câncer que se inicia nos linfócitos (células que fazem parte do nosso sistema imunológico). Existem dois tipos principais de linfoma, os de Hodgkin e os de não-Hodgkin. O tipo de linfoma que acomete primariamente a pele é o linfoma não-Hodgkin, e ele pode ser classificado em linfoma de células T (mais comuns) e de células B.
Dentre os linfomas de células T, o mais comum é a micose fungóide e dentre os linfomas de células B, os mais frequentes são o linfoma centrofolicular e o linfoma da zona marginal.
Diagnóstico:
O diagnóstico de linfoma cutâneo é baseado na classificação da World Health Organizations (WHO), que teve sua última atualização em 2016, e são avaliadas as seguintes características:
Micose Fungóide
Linfoma T representa aproximadamente metade dos linfomas de pele e pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo a idade de maior prevalência entre 50 e 60 anos. É mais frequente em homens e se apresenta inicialmente como uma ou mais lesões vermelhas e descamativas que podem coçar. Em algumas pessoas pode haver progressão das lesões para tumores mais sólidos e elevados (chamados de placas). Podem afetar qualquer parte do corpo, mas frequentemente acometem os glúteos e as mamas (áreas duplamente cobertas pelas roupas).
Por ser uma doença que pode ser confundida com outras lesões de pele, o diagnóstico pode ser difícil e podem ser necessárias diversas biópsias da lesão antes da confirmação diagnóstica.
Eventualmente, formam-se tumores e eritrodermia (vermelhidão e descamação generalizadas em mais de 90% da superfície da pele). Nos casos avançados, pode ocorrer aumento dos gânglios, acometimento do sangue e de órgãos internos. Na maioria dos casos se desenvolve lentamente, mas em pessoas de idade pode ser mais acentuado este desenvolvimento. Algumas pessoas desenvolvem a Síndrome de Sezary, uma variante onde há eritrodermia e células atípicas circulantes no sangue.
Linfoma B de células centrofoliculares
É o linfoma de células B mais comum da pele, tende a crescer devagar e as primeiras lesões são grupos de nódulos ou placas vermelhas que se formam no couro cabeludo, na testa ou na parte superior do corpo. Podem também ser encontradas com menor frequência nas pernas. É um tipo de linfoma encontrado em adultos de meia idade e tende a responder bem a tratamento com radiação, ou mesmo cirurgia.
Linfoma da zona marginal
É um linfoma de crescimento lento e curável, podendo estar associado à infecção por Borrelia, microrganismo causador da doença de Lyme.
Este tipo de linfoma pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a ser mais frequente em adultos mais velhos. Aparece como placas ou nódulos vermelho-arroxeadas nos braços ou tronco superior.
Linfoma B difuso de grandes células
Dentre os linfomas B, é um dos mais agressivos e se desenvolve especialmente nas pernas de idosos. Usualmente forma nódulos que podem sangrar e que crescem mais rapidamente que os anteriormente descritos.
Tratamentos
O tratamento dos linfomas cutâneos visa manter a doença sob controle, com a redução no número das lesões e o alívio da coceira. Isto é feito com uso de medicamentos tópicos (cremes e pomadas), medicamentos de uso intralesional (injeção do medicamento diretamente na lesão de pele), banho de luz (fototerapia com ultravioleta-A ou ultravioleta-B) e, eventualmente, radioterapia e medicamentos sistêmicos. Raramente é feito tratamento com quimioterapia ou transplante de medula óssea.
Fonte: American Cancer Society, Sociedade Braseira de Dermatologia.
O nosso site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Utilizando esse website você permite o uso de cookies.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade